"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".
Augusto Cury

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CURSO INTEL

Teve início também na última semana o Curso Intel Educar aqui na escola, apenas para os professores da escola.
A procura foi enorme e os professores estão bastante motivados a participar dos encontros.
A responsável na escola pelo curso é a Orientadora tecnólogica da escola Príscila L. Duarte, que também realizou o mesmo treinamento no ano passado no Departamento de Inclusão Digital (DID) na SMEC.
O movimento foi tão intenso que não houve parada para as fotos. Aguarde. em breve postaremos aqui as nossas fotos.

CULMINÂNCIA DO PROJETO FOLCLORE

Aconteceu no último Sábado dia  27 de agosto a culminância do Projeto com o tema Folclore. Várias atividades relacionadas ao tema estavam sendo realizadas durante o mês de agosto, como você pode conferir em nossas postagens mais antigas.
Nesse dia de culminância, foram expostos cartazes e tivemos algumas apresentações artísticas realizadas por nossos alunos.
Confira as fotos abaixo.










sexta-feira, 19 de agosto de 2011

FOLCLORE II

Não foi só na laboratório de Informática que o folclore foi o tema da aula.
Nas aulas de Português do 9º ano da professora Jeanine os alunos pesquisaram várias lendas e criaram um mural sobre o tema.
Além disso está programado para a próxima semana uma culminância desse trabalho com contação de histórias para os alunos da Educação Infantil.
Aguarde as fotos dessa etapa.
Por enquanto, confira fotos do mural:





FOLCLORE

Antecipando a comemoração do dia do folclore que acontece na próxima segunda-fera dia 22/08, estamos trabalhando essa semana aqui no laboratório, várias atividades relacionadas ao tema.
Confira algumas delas, retiradas do site www.smartkids.com.br.

Área de conhecimento: História

Ano de escolaridade: 4º ano

Programas utilizados: Kolourpaint

Objetivos:

Explorar ícones do folclore nacional através do uso de atividades lúdicas que estimulem o raciocínio e as demais habilidades do educando

Desenvolvimento:

Após assistirem apresentação de slides sobre o folclore com explicação da coordenadora tecnológica Príscila, os alunos foram orientados às diversas atividades, preparadas para eles, dentro de seu nível de dificuldade e destreza com o mouse e o programa.



PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)

Nossa escola está recebendo a visita do PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, com atendimento odontológico, oftalmológico além de consultas com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.
Durante toda a semana, os consultórios completos com equipamentos de ponta e profissionais qualificados está realizando diversos atendimentos a todos os nossos alunos.


 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011


A professora de espanhol do Centro de idiomas do nossa escola Kátia Regina Simões Chagas de Azevedo, aproveitou o recesso para se atualizar participando do XIV CONGRESSO BRASILEIRO DE PROFESSORES DE ESPANHOL, de 19 a 23 de julho de 2011, na Universidade Federal Fluminense; Campus do Gragoatá - Niterói - RJ.



Como já sabemos que ela não perde tempo, aproveitamos a oportunidade para convidar a todos que ainda não conhecem as aulas de Espanhol do Centro de Idiomas da escola para participar de uma aula expositiva no dia 10 de agosto, pela manhã.Todos os interessados poderão também se inscrever para um curso intensivo que se iniciará nesse mês.

Hola? Qué tal? Vamos hablar español?

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E DSTS

Ainda no fim do semestre, a professora de português  Jeanine realizou um trabalho com a turma do 9º ano sobre Gravidez na adolescência e DSTs. Os alunos foram responsáveis por todas as etapas do processo, desde a pesquisa, seleção de material e confecção e exposição de cartazes pela escola.
A assistente social do Centro de referência e tratamento da criança e do adolescente (antiga APIC) também contribuiu com o fornecimento de panfletos sobre o asssunto.

Parabéns aos nossos alunos e à professora Jeanine.

Confira abaixo as fotos dos trabalhos.



FESTA JULINA

Aconteceu no dia 14/07, no período da tarde, a Festa Julina da nossa escola.
Houve várias apresentações de danças folclóricas típicas além das barracas de comidas típicas.
As crianças estavam empolgadíssimas com a festa e com seus trajes típicos.
A celebração foi um sucesso!

PROJETO SUSTENTABILIDADE

Na última quarta-feira de aula, 13/07 aconteceu em nossa escola a culminância do Projeto Sustentabilidade.
Os trabalhos estavam muito interessantes: receitas com sobras e talos, remédios caseiros, estudos sobre lixo reciclável, lixo tóxico, pesquisa sobre os poderes das frutas, etc.
O ponto alto foi a distribuição de pequenos frascos de xarope caseiro. Fez o maior sucesso. Despertou a curiosidade até  dos outros professores e funcionários da escola.

Parabéns aos professores de primeiro segmento.

Confira abaixo algumas receitas: